Estatística da UFRJ no Brasil e no mundo

Grupo da UFRJ no coquetel de abertura do ISBA2004

Como deve ser do conhecimento de todos, acaba de ser realizado o 7º Encontro Mundial da Sociedade Internacional de Análise Bayesiana (ISBA) em Viña del Mar, Chile. O encontro contou com centenas de participantes de vários países do mundo e consistiu de conferências e sessões convidadas, debates e sessões poster.

Foi com muita satisfação que pudemos constatar que, dentre todas as instituições participantes (algumas de renome mundial) que tiveram trabalhos convidados ou aceitos para apresentação oral, nenhuma teve mais representantes que a UFRJ. Nossa participação foi bem variada envolvendo pesquisadores senior, pesquisadores mais jovens e alunos de pós-graduação.

Esse dado confirma a nível internacional o que já havia sido observado no encontro brasileiro de Estatística Bayesiana realizado em fevereiro em São Carlos, onde a UFRJ teve os maiores números de professores conferencistas e de alunos apresentando posters. Esses dados estão relacionados com a recente abertura do nosso Doutorado e mostram um sinal muito positivo.

Outras instituições brasileiras também tiveram participação com destaque no evento. Isso mostra que, apesar do cenário adverso que enfrentamos nas universidades brasileiras com dificuldades de toda ordem, o esforço que tem sido feito pela comunidade científica de Estatística da UFRJ e do Brasil começa a mostrar resultados. A Estatística brasileira está de parabéns.