Descrição do Programa
Estrutura do Programa
O Programa de Pós-Graduação em Estatística da UFRJ conduz aos títulos de Mestre e Doutor em Estatística. De 2001 a 2015, o Programa funcionou no regime letivo trimestral (com 3 períodos por ano). A partir do ano de 2016, o Programa retornou ao regime letivo semestral, com 2 períodos letivos de 15 semanas. Ambos os títulos tem como atividades no 1º ano letivo disciplinas de Pós-Graduação e Seminários. Os Seminários de Mestrado são disciplinas semestrais de 1 (um) crédito envolvendo a avaliação da compreensão e da participação no Ciclo de Palestras do Programa. Além da presença nas palestras, os alunos deverão preparar uma monografia descrevendo algumas das palestras assistidas. Ao final do 1º ano letivo, todos os alunos deverão ter o mínimo exigido de 360 horas de aula em disciplinas regulares e 20 horas de aula em Seminários. Alunos de doutorado, já com o mestrado de outro programa, podem solicitar dispensa de algumas disciplinas caso seja comprovada a equivalência com disciplinas já cursadas em seus programas de origem. Ao final desse 1º ano letivo surgem as diferenças entre os caminhos seguidos por alunos de mestrado e doutorado. Vamos apresentar estes caminhos separadamente.
-
No quadro abaixo encontra-se o resumo de atividades do curso de mestrado.
MESTRADOANO LETIVOPERÍODOATIVIDADES1º1ºDisciplinasTeoria das ProbabilidadesInferência Estatística2ºDisciplinasEstatística ComputacionalModelos Lineares GeneralizadosCadeias de Markov1 disciplina eletivaTodosSeminários de Mestrado2ºTodosElaboração da dissertação2ºDefesa da dissertação -
O Curso de Doutorado tem sua estrutura calcada em disciplinas semestrais de Pós-Graduação, Seminários, Exames de Qualificação e Tese de Doutorado. Além das disciplinas cursadas no 1º ano do curso, o aluno deverá no 2º ano do curso cursar 2 disciplinas de doutorado (com 60 horas de aula cada) e 2 disciplinas de Seminários de Doutorado (com 15 horas de aula cada). Assim, ele totalizará nesse 2º ano letivo 120 horas de aula em disciplinas e 30 horas em Seminários. Agregando com o total do 1º ano letivo, chega-se ao total geral de um mínimo de 450 horas de aula em disciplinas regulares e 50 horas de aula em Seminários. Alunos com mestrado de outro programa podem ser dispensados de algumas disciplinas caso seja comprovada a equivalência com disciplinas já cursadas em seus programas de origem.
A permanência no doutorado também pressupõe bom desempenho nas disciplinas dos 1º e 2º anos. Alunos portadores do título de mestre em outro programa de pós-graduação e que tenham obtido dispensa de disciplinas ainda sim deverão cursar pelo menos 104 horas em disciplinas de mestrado e ser aprovados no Exame de Qualificação do Mestrado se indicados a fazer o exame.
A partir daí, os alunos seguem para o 2º ano quando deverão:
- cursar 2 disciplinas avançadas de doutorado com 4hs semanais cada (total de 120hs);
- realizar 2 Seminários de Doutorado com apresentação e discussão de artigos (bimestrais) com 1 hora semanal cada (total de 30hs);
- preparar relatórios sobre palestras realizadas dentro do Programa (Seminários de Mestrado).
Durante o 2º ano (e após cursar as disciplinas), os alunos são submetidos ao Exame Preliminar de Qualificação. Esse exame é oral e versa sobre o conteúdo de duas disciplinas de doutorado do programa. A aprovação nesse exame é decidida por uma banca examinadora composta de 3 docentes do Programa e permite que os alunos de doutorado prossigam no Programa para a elaboração de um trabalho de pesquisa original e a redação de uma tese de doutoramento.
Até o final do 3º ano os alunos são submetidos ao Exame de Qualificação do Doutorado. Eles devem preparar a apresentação de um projeto de pesquisa detalhando sua proposta de tese que deverá ser defendido perante uma banca examinadora formada por 3 docentes, sendo no mínimo 1 externo ao Programa e a lista dos internos não pode incluir o(s) orientador(es). A partir da aprovação nesse Exame, o aluno se concentraria em atividades de pesquisa sendo contudo incentivado a continuar participando de Seminários do Programa.
Nos quadros abaixo encontram-se o resumo de atividades do curso de doutorado, considerando-se a opção do aluno entre as duas principais grandes áreas de pesquisa de nosso programa, Estatística e Probabilidade.
DOUTORADO (Estatística)ANO LETIVOPERÍODOATIVIDADES1º1ºDisciplinasTeoria das ProbabilidadesInferência Estatística2ºDisciplinasEstatística ComputacionalModelos Lineares GeneralizadosCadeias de Markov1 disciplina eletivaTodosSeminários de MestradoFim do 2ºExame Preliminar de Qualificação2º1ºDisciplinas1 disciplina eletiva de doutorado1 seminário de doutorado2ºDisciplinas1 disciplina eletiva de doutorado1 seminário de doutorado3º1ºExame de QualificaçãoTodosElaboração da tese4ºTodosElaboração da tese2ºDefesa da teseDOUTORADO (Probabilidade)ANO LETIVOPERÍODOATIVIDADES1º1ºDisciplinasTeoria das ProbabilidadesInferência Estatística2ºDisciplinasCadeias de Markov2 disciplinas eletivasTodosSeminários de Mestrado2º1ºDisciplinas1 disciplina eletiva de doutorado*1 seminário de doutorado2ºDisciplinas1 disciplina eletiva de doutorado*1 seminário de doutorado3º1ºExame de QualificaçãoTodosElaboração da tese4ºTodosElaboração da tese2ºDefesa da tese* Dependendo do tema de pesquisa do aluno, poderá ser permitido cursar disciplinas eletivas no Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFRJ que sejam consideradas importantes na sua formação básica. Citamos como exemplos: teoria da medida, análise funcional, teoria espectral e equações diferenciais parciais.